segunda-feira, 30 de maio de 2011

Roteiros - Escudero

Abasto

Mercado Abasto – Hoje um shopping, era um antigo mercado. Arquitetura bem legal, muitas lojas com bons preços e se quiser ver cinema em espanhol, as salas valem a pena.

Museo Casa Carlos Gardel -Jean Jaurés 735, Balvanera (4964 2015 ). Casa onde viveram Carlos Gardel e sua mãe. Bem pequeno e conta um pouco a de Gardel. Seg a sexta das 11 as 18 hs. Sab, dom e fer das 10 as 19 hs. fecha as terças. Entrada: $ 3. Residentes $ 1. Quartas feiras grátis.

No centro

Plaza de Mayo – Casa Rosada, Museu do Cabildo, Catedral Metropolitana e Banco de La Nación Argentina

Casa Rosada – visita, pelo menos por fora, obrigatória para quem vai a Bs. As. a primeira vez. Há visitas guiadas e o que vale a pena mesmo é o subsolo (onde parte pode ser vista também pelo lado de fora pelos fundos), pois tem antigos muros da cidade e como o Rio da Prata chegava até ali.

Museu do Cabildo – repartição espanhola nos tempos coloniais. Houve passou por diversas modificações estruturais desde 1608.

Rua Florida – Ao lado da Catedral, começa a Rua Florida, que vale a pena caminhar por ela até a Plaza San Martin. Ao longo da Florida, já perto da Av Córdoba, há o shopping Galerias Pacífico, antigos prédios revitalizados e transformados num centro de compras. Se for comprar, vale a visita.

Na Av. de Mayo em direção ao Congresso há o famoso Café Tortoni (antigo e bem bacana, mais famoso do que valer a pena sentar). Tem shows de tango a noite com preços justos.

San Telmo

Feira de San Telmo - Domingo a tarde tem a famosa feira de quinquilharias na Plaza do Dorrego. No final da tarde, sempre tem apresentações de tango. A Rua Defensa é fechada para o trânsito e se transforma numa passarela de atrações até a Plaza de Mayo.

Restaurante para comer uma boa carne: El Desnível – Defensa, 855. Um restaurante muito bom pra comer carne argentina de primeira e com preço justo.

La Boca

Caminito - Fica um pouco afastado do centro, mas vale a pena ir, apesar do mal cheiro doRio Riachuelo a sua frente. Muito turistão mesmo. Lá fica a famosa rua com Casas coloridas de latão, conhecido como Caminito, e pessoas dançando tango na rua pra descolar um troco. Abriu um museu recentemente na esquina da rua turística do La Baco, quando fui não estava aberto ainda. Evite andar sozinho no bairro de La Boca fora das redondezas onde ficam as casas coloridas, Caminito, o bairro é meio barra pesada.

Museu PROA Fundacion. Av. Pedro de Mendoza 1929 - La Boca [54-11] 4104 1000. Espaço de arte contemporânea muito interessante. Conferir programação no site. http://www.proa.org/indexEsp.php

Palermo

Malba (Museo Latinoamericano de Buenos Aires) - Av. Figueroa Alcorta 3415. A visita ao Malba já bastaria pela arquitetura, mas o que mais emocionante é ver Abaporu de Tarsila ao vivo e em cores. Muita emoção. Sem desmerecer claro, outros brasileiros como Lygia Clark, Hélio Oiticica e a galera.

Andar por Palermo é sempre legal, ainda mais no verão. Para compras, além das várias lojas, adidas, pulma, nike, há uma papelaria bem legal na Honduras 4945 a: Papelera Palermo http://www.papelerapalermo.com/comollegar.asp, perto da Plaza Cortazar.

A loja de CDs e Livros MILES na Honduras, perto da Papelera Palermo também vale a pena.

A gastronomia rola solta por lá, valem apena:

O La Cabrera, na Rua José Antonio Cabrera 5099, -‎, restaurante disputadíssimo e vale a pena a espera e o prato de Lomo com os acompanhamentos deliciosos. O alho então, nem se fala. Fica lotado. É bom fazer reserva ou chegar antes das 20h30 e ficar na fila de espera das desistências das reservas. Site: parrillalacabrera.com.ar

O Bar 6, Rua Armênia 1676, é muito legal comer um Wok ou o cardápio do dia.

O Bereber, na Armênia 1880 (entre Nicaragua e Costa Rica, não, não é na America Central, são só as ruas de Palermo mesmo) é um restaurante de comida marroquina num ambiente muito agradável e descontraído.

A sorveteria Freddo, também na rua Armênia, (também em vários lugares de Bs. As.) tem um sorvete de uva Malbec que é uma delícia, além dos de doce de leite argentino, claro.

Para los niños: a loja Sopa de Principe é o que há em bonecos, fica na Thames 1719: http://www.sopadeprincipe.com.ar/local.php

Puerto Madero

Vale a pena andar pela área do porto revitalizada, principalmente no entardecer.

El Puente da La Mujer (A Ponte da Mulher) vale a caminhada sobre ela.

O Museu Fortabat, de uma milionária argentina, tem uma bela coleção, do Egito aos dias de hoje. A arquitetura do museu também impressiona. Hotel Faena: uma experiência! http://www.faenahotelanduniverse.com/. Lá se deixam todos os olhos... O restaurante El Bistro, todo branco, é algo incrível. Designed by Philippe Starck.

Recoleta

Cementerio de La Recoleta, Rua Junín 1760, em frente à Praça Intendente Alvear. É um museu a céu aberto com suas muitas esculturas e túmulos de famosos, como claro a Evita Peron.

Museo Nacional de Bellas Artes Av. Del Libertador 1473. Tel: 4803-0802/8814.

Possui muita coisa boa, obras de Greco, Goya, Rodin, Manet, Monet, Van Gogh, Degas, Kandinsky, Picasso, além de arte argentina, claro.

Outros

O Café Havanna tem em vários lugares e, se você não conhece, vale a pena muito comer os alfajores (o mais famosos é de recheio de doce de leite). O café de lá é bom também.

A Sorveteria (Heladería) “Un Altra Volta” na Avenida Santa Fe 1826, tem sorvetes incríveis.

No mesmo quarteirão na Av. Santa Fe você encontra o El Ateneo, uma mega livraria (também em vários lugares de Bs. As.), mas esta é especial porque é no antigo teatro e há um café no antigo palco, com música de piano ao fundo e tudo mais, pelo custo de um café.

Um restaurante de comida Indiana que eu gostei e vale a pena é o Tandoor, fica na Laprida 1293 (esq. Charcas), Barrio Norte. http://www.tandoor.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário